Conferência discutirá desenvolvimento sem racismo

Luta contra o racismo
JBO Arquivo

 

Itabuna se prepara para realizar a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial, na próxima semana, dias 17 e 18. Este ano a temática será “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo” que será discutida pelos participantes, que participarão da elaboração de propostas com estratégias de enfrentamento ao racismo e defesa da igualdade nos espaços de decisão, garantindo a participação política e a sustentabilidade das políticas de igualdade.

A Comissão Organizadora convida a sociedade em geral, jovens, representações das comunidades tradicionais indígenas, povos de terreiro, povos ciganos, remanescentes de quilombos rurais e urbanos, pescadores, marisqueiros e extrativistas. Além da participação, a presença dessas representações é essencial, pois, garante os critérios de gênero e geração na formação das delegações que irão representar o município nas conferências estadual e nacional.

Durante reunião na tarde de terça-feira, 9, a Secretaria da Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social e os representantes das organizações sociais, que integram a Comissão Organizadora, discutiram detalhes finais para a II Conferência. Na oportunidade, foi acertada a distribuição de material de trabalho, entre as equipes de apoio e os principais pontos do Regimento Interno.

A II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e terá como palestrantes o coordenador do Projeto Intramuros no Interior dos Presídios em Salvador, Hamilton Borges dos Santos; a professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Rachel Oliveira; e a socióloga da Secretaria de Promoção de Igualdade Social das Bahia, Vilma Reis. A participação na Conferência garante certificado aos participantes com carga horária de 12 horas.